2010: Ano Internacional da BIODIVERSIDADE!


A Assembléia das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como sendo o ano internacional da Biodiversidade, com  o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.

[Antes que eu prossiga com o post, é necessário entender/relembrar  o conceito de biodiversidade. Falar sobre a Biodiversidade não é fácil. Trata-se de um tema científico e complexo, que abrange tudo e compromete a todos, mas de forma geral, este termo significa a ‘diversidade da natureza’, pode ainda ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes (DNA) em uma área definida. Além disso, é importante ressaltar que a biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.]

(Cartaz de Divulgação da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica que ocorreu em Curitiba/PR em 2006)


[Adiante…] Quais os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010?

Com o Ano Internacional da Biodiversidade 2010, espera-se salientar a valorização dos objetivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade.


Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são os seguintes:

Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes;
Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de TODOS;
Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade;
Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade;
Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

É importante ressaltar que esta campanha – de âmbito mundial – é importantíssima, haja vista que foi instituída para fomentar medidas de proteção da biodiversidade em todo o mundo. Deste modo é importante a COLABORAÇÃO e COMPREENSSÃO de todos!

Não fique fora dessa! Ajude-nos a espalhar esta campanha de modo a conscientizar o coração de cada um! Afinal de contas precisamos da natureza para tudo!  […] PENSE NISSO!

__________

Como não poderia deixar de lado, segue abaixo uma recomendação de leitura e alguns trailers de filmes/documentários que vi e que  recomendo a todos. São coteúdos que tratam da temática Biodiversidade muito bem! (Caso tenha lido o livro ou visto os filmes, COMENTE! … Unidos, somos mais fortes!)

E.T. – O Extraterrestre (Terry Collins, 2002 – Editora Ática)


A Marcha dos Pinguins, 2005 (França)


 Wall-E, 2008 (EUA)


TERRA, 2007 (EUA)


UP – Altas Aventuras, 2009 (EUA)


Avatar, 2009 (EUA)


A Era do Gelo (1, 2 e 3), (EUA)


Procurando Nemo, 2003 (EUA)

Bom, poderia colocar mais filmes aqui… Porém, creio que esses são suficientes para observar a biodiversidade e os prejuízos que o homem pode causar destruindo-a! Caso não tenha visto os filmes ou lido o livro, não perca tempo! São todos recomendadíssimos!

Até a próxima…

PS: Seu comentário é importante!

Anúncios

43 responses to this post.

  1. A gente transita entre formigas, passa por debaixo de pássaros, carregamos diversas bactérias e bichos estrangeiros saudáveis para nós dentro do nosso corpo, mas mesmo assim precisamos de uma campanha para nos alertar sobre a importância da vida. Como se nós fossemos bolhas esterilizadas, vivendo num planeta à parte. Feliz será o dia em que toda essa diversidade de vidas começara a se comportar como um só planeta. Um vídeo pertinente também é o “The Pale Blue Dot” de Carl Sagan. Vale a pena conferir

    http://www.ordemdosprimatas.blogspot.com

    Responder

    • Obrigado pelo comentário Pedro!
      Concordo com vc… O ser humano é egocêntrico, se acha no centro de tudo e todos, por isso a importância que a natureza deveria ter, acaba não tendo!
      Valeu pela dica do vídeo! É incrível… Aliás, Carl Sagan é fantástico! Estudamos algumas de suas teorias sobre o universo no 1° período da faculdade! Super legal!
      Mais uma vez, obrigado!

      Responder

      • Posted by Giselly on 17/03/2010 at 19:00

        Professor muito legal!!
        Parabens pelo seu BLOG*
        Achei interessante!
        Bjimm!
        Te AdolUuUuUuUu*!
        ♥♥♥

  2. Pow, é tanta diferença de formatação, cada blog é uma coisa, me desculpa…rss

    Mais o importante é que gostei muito e vou voltar mais vezes…te seguirei…
    Bela causa, belo texto, belos vídeos…
    Defender a natureza sim é uma causa nobre…
    Parabéns pela iniciativa.

    Bjos, Fê.

    Responder

  3. Posted by Francyelli on 14/03/2010 at 13:32

    Marcin!!!!!!!!
    Que bacana…so vc mesmo….
    E amigo…vc é meu orgulho…
    Adorei as postagens sobre a Biodiversidade…
    É por isso q escolhemos como tema da Semana “Tecnologia e Meio Ambiente”…
    Parabens….está otimo…
    Kero vre dnovo a Marcha dos Pinguins…ah…
    Sucesso sempre…
    *…bjuxx…*

    Responder

    • Fram… obrigado pelo carinho!
      Então, sempre estarei colocando temas relacionados aki no BLOG! (E pra isso contarei com a sua colaboração… afinal, somos Pré-BIÓLOGOS! rsrs), além de filmes, livros e receitas… afinal de contas se pararmos pra pensar, está tudo relacionado!
      (Quanto à Marcha dos Pinguins, é realmente lindo… eu fico maravilhado cada vez q vejo!)
      Bjãozão!! Obrigado por comentar!
      =D

      Responder

  4. Posted by Maryelle on 14/03/2010 at 16:36

    Sol, amei a postagem… É uma pena que até mesmo nas escolas esse tema – bem como a conservação da mesma – é algo desconhecido ou comentado superficialmente!
    Nossa, as fotos também são lindas e vi alguns dos filmes, acho que dá pra passar uma boa reflexão sobre a biodiversidade (vale a dica para os educadores).

    Responder

    • Amorzão… prazer tê-la aki! hehehehehe…
      Então… concordo c vc… é um tema pouco explorado nas escolas, de repente por ser complexo OU por falta de interesse!
      Enfim… Que bom que gostou do post solzim! Tenho procurado fazer o melhor aqui!
      (E pra isso tb contarei com sua colaboração! hehehehe)
      BJÃO!

      Responder

  5. Posted by Taisa on 14/03/2010 at 18:41

    Márcio, ameiiii seu blog…
    Tdo de muuitoo bom gosto!!
    Vou ser uma visitante frequente…
    Fica com Deus!!
    Bjooos

    Responder

  6. Posted by Herica truvão on 14/03/2010 at 20:09

    OI migooooooooo tudu de bom seu blog !!!Parabenssssss e Sucesso!!Bjim e Xaudadessssssssssssssssss

    Responder

    • Hérica… truvão… rsrsrsrs
      Obrigado, vindo de vc sei q é mais q verdadeiro!
      Saudades de vc tb… (Qualquer hr precisamos marcar um cineminha com todos heim?)
      BjS

      Responder

      • Posted by Herica truvão on 16/03/2010 at 12:32

        Sim Amigo Vamos mesmo tô querendo ver um filme bão!!!!rsrsrs Otimo seu blog!!!Parabens………….

  7. Posted by makae on 14/03/2010 at 22:31

    muito bons os films q vc postou adoro cinema
    vc tem muito bom gosto para film sao otimos ja vi
    alguns desses films e adorei muito

    Responder

  8. Posted by janaína on 15/03/2010 at 15:04

    oieee A paz..
    hum..
    caprichou em ?
    ficou lindo!
    Parabéns..
    felicidades!bj

    Responder

    • A paz do Senhor Janaína…
      Nossa, valeu por comentar… e sempre que puder entra aqui pra curtir os textos, receitas e recomendações de leitura e filmes!
      Deus abençõe!

      Responder

  9. Posted by Raquel de Almeida on 15/03/2010 at 18:45

    Oi Marcio! Muito bom seu blog! Simplesmente um espaço inteligente!
    Um lugar onde podemos aprender e nos atualizar melhor sobre essa diversidade
    de vidas que compartilhamos quanto vida! Esse tema Biodiversidade é muito interessante.
    Pena que o Ser Humano é muito egoista… e não se atenta com precisão a tal necessidade
    de mantermos um mundo integro!
    Apesar de ser psicóloga a biologia sempre me chamou muita atenção!, (Principalmente agora
    rsrsrsrsrs… se é que me entende!), e seu blog além de ter muitas novidades instiga a curiosidade de quem o vê em relação aos cuidados e danos que podemos ter ou causar ao mundo que vivemos!
    Sem contar que a biologia e a psicologia também andam juntas se tratando de mundo!
    E aqui eu posso aprender algumas coisas importantes e interessantes diante do que vivo e estudo!
    Gostei muito do texto que tem um tema muito inteligente e muito bem exposto!

    Curiosidade: Vc já pensou, ou o que acha?
    De fazer um paralelo entre o poder de Deus, o poder dado ao homem e as causas desse poder em relação a biodiversidade!
    Quem sabe criar um debate voltado a isso!
    Ou mesmo uma troca de idéias diante da grandeza de Deus e pequenez do homem em relação a natureza, mundo, criação de Deus!

    Responder

    • Raquel! Que prazer tem um comentário seu (magnífico, por sinal) aqui no BLOG!
      Então, Psicologia e Biologia tem muuuuuito haver… Comportamentos, princípios, entre outras coisas que o homem TEM e, em alguns casos, acaba prejudicando nossa BIODIVERSIDADE!
      Fico muito feliz por ter me visitado… e tenho certeza de que gostará dos conteúdos que aqui serão apresentados. Entre os temas da Biologia, Culinária, Cinema e Literatura, eu prentendo sim fazer um pararelo disso com a Bíblia (temas específicos) e o grandioso poder de Deus (já andei pénsando em alguns temas!). Sem dúvidas… Tenho certeza que vai render muito! Afinal de contas, somos todos frutos da criação divina!
      Adorei seu comentário aqui, e volte sempre! hehehe…
      Abração, fica com Deus!

      Responder

  10. Muito legal estou feliz por vc
    continui assim, fefe que o Senhor possa
    te abençoar sempre
    torço por seu susseço na culinaria tb…..
    bjimmm….mirian

    Responder

    • Mirão!!! (Usou meu login p comentar no MEU blog! rsrsrsrsrs)
      Enfim… muitíssimo obrigado pelo comentário, saiba que sua opinião tb é super importante p mim cabritona!!! Deus abençõe vc tb!!!
      Beijão!!!! (E VOLTE SEMPRE… hehehe)

      Responder

  11. Posted by Aline Andrade Mourão on 16/03/2010 at 11:44

    Oieee….
    Marcim… tudo de bom seu blog… show show…. é muito gratificante saber que tenho em meu ciclo de amizades pessoas tão dedicadas e inteligentes…PESSOAS ASSIM COMO VC AMIGO…
    PARABÉNS !!!! Continue sempre em busca do melhor pra sua vida e não se esqueça … do q te faz relamente Feliz…
    Sucesso…
    Fica com Deus
    BeijoO
    Line

    Responder

  12. po manin bom o blog gostei dessa matéria pena que a internet não ajudo muito pra ver os videos mais quando eu chega em casa eu volto pra ver XD fuiz

    Responder

  13. Posted by Albonéia on 16/03/2010 at 17:03

    Bem legal as materias gostei bj

    Responder

  14. O 2º ta beeem avatar rs! Gostei do blog, muito bem feiot, ESCRITO e organizado! Voltarei mais vezes aqui! Sucesso

    Responder

  15. Posted by nelsongadelha on 18/03/2010 at 0:27

    Retribuo a visita e lhe parabenizo pelo blog. São dois temas que gosto bastante (cinema e meio ambiente) e que você tem demonstrado grande capacidade ao tratar deles. Parabéns pelo blog.

    Responder

  16. Posted by Patty (PT) on 19/03/2010 at 18:42

    Adoooorei o blog….
    lindo o ultimo post..
    axo digno!!!
    ja kero voltar mais e mais vezes..
    hehehe
    saudadoona de ti…
    beeeeeeeijo!!

    Responder

  17. Posted by Ana Lidia on 21/03/2010 at 10:22

    Adoreeeiiii o blog!!!
    Parabéns!!!!!! Sucessooooo….

    Ficou lindo!!! Bju

    Responder

  18. Posted by Mariane on 22/03/2010 at 1:20

    Nossa deu ate agua na boca com essas tortas ai rsss, mas nao quero receita nao, quero q voce faça uma e me chame pra comer ok!
    Vou conferir aquele filme do ratinho, geral fala q é bom!
    bjos

    Responder

  19. o senhor e muito bom em criatividade parabens!!!!!!!

    Responder

  20. nossa, não comentário online que eu faça que vá chegar a sua altura…
    parabens, parece pouco mas parabens mesmo,
    olha sei como é difícil gastronomia, ja tentei fazer o curso,
    alias eu fiz, e não tive paciencia rsrs
    é uma ciencia que admiro de longe infelizmente rsrs
    queria eu poder ser assim….

    meu, que aula show, o vídeo, a receita, a informação inicial…
    eu aprendi isso em antropologia rsrs
    meu, blog completo, informação, conteúdo direto…
    parabens, to seguindo
    e vou passar para outras pessoas seu blog
    http://alisson-monteiro.blogspot.com/

    Responder

  21. Posted by Mariangela( Mary) on 23/03/2010 at 10:12

    Hummm….Amei o BLOG…
    Deus o abençoe cada dia mais e mais!
    Parabéns pela criatividade…
    bjim>>>

    Responder

  22. Posted by Mariangela( Mary) on 23/03/2010 at 10:15

    Ah, num podia deixar de falar tbm da torta de pessego!!!
    Geeente eu confesso q exagerei na horaaa,( comi d+++) kkkk
    tbm né, tava deliiiiciaaaaaaaaahhh
    Parabenssss2

    Responder

  23. Posted by Meire on 26/03/2010 at 18:02

    Oii Marcinhoo,
    nossa nem m convidou p fazer o curso de gastronomia c vc neh….
    como vc sabe sou apaixonada por cozinhar …dah p se notar pela aparencia kkkkk
    Adooorei seu blog….visitá-lo-ei seempree
    bjin
    ps: m convide p degustar os pratos q aprender rsrsrs

    Responder

  24. Posted by Crisssssss on 28/03/2010 at 22:51

    Marcimmmmmmmmmmm do céu…
    assim vou a loucura
    soh pq to de dieta…
    hunf
    mas teu blog ta muito lindooo, mto legalll
    Sucesssso p vc =D

    Responder

  25. Fessor seu Blg ta cada dia mais interessante e mais bonita
    Continue assim!
    Bjokas!

    Responder

  26. Nossa fezim…

    Ficou muito interessante bom trabalho!!

    Minha mãe adorou amou sobre o que vc falou
    e ela também gostou das imagens e eu também!!
    São muito legais
    até mais!!
    Beijos fofinho…

    😀

    Responder

  27. Ahhh esqueci….
    Sempre fique assim viu?
    Você é 1000

    Beijokassssssssssssssssssss

    😀

    Responder

  28. Muito bom o post mas vejo que caminhamos para algumas quastões cruciais e perigosas.
    Assim como na política e economia, aqueles que dominam criarão mecanismos que sempre manterão a grande massa à margem do assunto para poder manter o controle desta.

    http://sustainablemkt.wordpress.com/2010/05/24/dia-internacional-da-biodiversidade/

    Responder

  29. […] 2010: Ano Internacional da BIODIVERSIDADE! março, 2010 42 comentários 3 […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: