A importância da NATUREZA!


Tratando-se da natureza, vivemos em um mundo tão rico e diverso que às vezes nem nos damos conta da importântia desta incrível complexidade!


Quem nunca pensou em um lugar tranquilo e natural para descançar? Qual ser humano prefere ficar entre quatro paredes, trancafiado, enquanto pode-se usufruir do que a natureza oferece? Pois bem, e quantos pensam na importância dos recursos naturais enquanto senta-se em frente à TV ou no escritório entre mil afazeres e na escola entre mil deveres? E quem consegue imaginar que dependemos dela para tudo?

Posso afirmar: POUCOS!

Neste exato momento você começou a pensar  nos desmatamentos, na forma como a natureza lhe oferece os alimentos, na degradação da biodiversidade, nos processos de extinção, no aquecimento global… Mas só neste exato momento! E é isso que preocupa! Só paramos para analizar a real situação da natureza, quando estamos vendo uma propaganda ou um programa de conscientização ambiental, escutando um protesto ambientalista  […]  ou quando lemos um blog escrito por alguém que se preocupa com tal situação!


O que a humanidade precisa, no entanto, é tomar consciência de que os recursos oferecidos por ela – considerados vitais – estão se esgotando. É repetitivo falar, cansa ouvir, mas é verdade! Dependemos desde o solo  até o mais alto ponto da atmosfera onde exista oxigênio. Estamos dentro dessa faixa dependendo dos animais e dos microorganismos – que tanto se esforçam para manter o equilírio da Terra, dos vegetais – que produzem intensamente substâncias para diversas utilizações, das algas – que trabalham constantemente para a recilagem do ar; […] Dependemos, pois, incessantemente da NATUREZA para TUDO!


PORTANTO, PENSE NISSO! REFLITA NESTA REALIDADE!

Passe adiante esta preocupação!


“Dentre os desejos, alguns são dependentes da natureza e necessários; outros são dependentes da natureza, porém não são necessários; outros, ainda, nem são dependentes da natureza nem necessários, mas oriundos de uma vã ilusão.”     (Epícuro)

_____________________________________

Tenho duas dicas para este post:

A primeira é de um filme, que vi recentemente sobre o cientista Charles Darwin, chamado CRIAÇÃO. Darwin foi o autor do livro ‘A Origem das Espécies’ e da teoria da ‘Seleção Natural’, segundo a qual a natureza seleciona uma característica sugestiva ao meio em que um organismo vive, permitindo a sobrevivência e reprodução do mesmo – sendo importantíssima para a explicação do processo essencial para a evolução dos seres, caracterizando – em diferentes tempos – a nossa NATUREZA!

Um filme muito bacana! Vale a pena ver!

Criação, 2009 (Reino Unido).

A segunda dica é de um livro, que gosto muito de trabalhar com meus alunos, chamado CERRADO BRASILEIRO. É um livro que trata de uma importante  e pequena parte de toda a natureza do nosso planeta! Além de muito bem escrito e bem ilustrado, nos mostra a importância dos cuidados e da preservação com o nosso Cerrado! MUITO BOM! Vale a pena ler!

Cerrado Brasileiro,  Armenio Uzunian – JOSE MARIA FRANCO VICARIO, Editora Harbra.

ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!


Anúncios

13 responses to this post.

  1. Parabéns pelo blog!
    Acessa o meu: http://www.papodeinformatica.blogspot.com

    Abraço!

    Responder

  2. Tolo o homem que pensa que pode usar e abusar da Natureza… Eis que um dia chega a hora de acertar as contas.
    T.S. Frank

    P.S: Ainda não fiz a torta. Mas irei fazê-la em breve 🙂

    Responder

  3. Posted by Maryelle on 29/03/2010 at 0:24

    Sol, é triste pensar que isso realmente é uma questão que todos sabem, mas não aluem de seu conforto pessoal pra tomar alguma atitude! E se querem faze-la, não sabem por onde começar.. aí retorna à situação de conforto: “Ah, já que ninguém me diz o que fazer, então continuo aqui… mas torço pra alguém fazer algo e se o fizerem, dou todo o apoio!”. Ou mesmo – “ignorantemente” – pensam: “eu sozinho não faço nada!”. E a realidade mais cruel é que, pelo menos, 90% das pessoas que lerem isso, vão parar, pensar, e voltar à sua vida “normal”.

    Responder

  4. Posted by Maryelle on 29/03/2010 at 0:26

    Ah, detalhe, vc que tirou a foto das lagartinhas por MINHA insistência e quem estava segurando-as era eu mesma! Então, nas entrelinhas meu nome também vai na patente das fotos – como fotógrafa coadjuvante..rsrs

    Responder

  5. Posted by Filipe on 30/03/2010 at 0:19

    Vamos preserver nossa natureza, nada será pra sempre!
    Otimo blog, parabens cara

    Responder

  6. E verdade, devemos nos preocupar com a natureza, o meio ambiente, mas nao só quando vemos algo ou falamos sobre o assunto, isso tem que ser um estilo de vida. Eu também sou uma pessoa preocupada com o futuro da humanidade, sim, pois o planeta ja sofreu varias modificações, essa dos últimos tempos vai ser só mais uma, mais uma vez o planeta vai se modificar e se adaptar às condições que estamos impondo, o que não se sabe é se a humanidade sobreviverá a tantas modificações. Eu ja ate dei palestras em escolas com um grupo explicando sobre o aquecimento global, e falo muito sobre, e ainda assim, eu acho que tudo que eu faço ainda é pouco, pois o que mais se vê nos lugares é gente sem senso, sem o mínimo de preocupação. Por isso insisto, temos de focar a conscientização nas crianças.
    E cuidar do Cerrado também é nosso dever!
    Muito bom, gostei desse post!
    Abraço!
    Jp

    Responder

  7. parabens fessoe por sua criatividade e inteligenciaaaaaaa

    Responder

  8. Mais um bom post né? Vou procurar o filme e eu fiquei curioso com a terceira imagem, não entendi direito o q há nela! Grande abraço!

    Responder

  9. Cara,vc é professor de biologia né??? Acho que sim..
    Se eu não fosse publicitário,queria ser médico ou professor de Biologia.
    Amo células,genética,enfim, tudo que é vida…. (tenho paixão por fungos,vai lá entender…)
    Obrigado por passar no meu blog. Sim,os textos são meus sim. Não gosto de postar textos de outras pessoas,afinal, é o Blog do Lenivaldo.
    Adorei aqui.Muito verde,muita coisa boa, Tá de parabéns Marcio. Seria ótimo se todos os professores tivessem um blog,mas isso é raridade.
    ah, sou ecologicamente correto. Só preciso diminuir um pouco no banho…É difícil essa parte.

    Responder

  10. Amo natureza, amo meio ambiente e sou defensor das causas ambientais..
    Amo Biologia, gosto muito mesmo, mas prefiro Química!!
    Sempre vou passar por aquii. Amei se Blog.. Realmente temos algo em comum!

    Responder

  11. Posted by JUlio on 09/04/2010 at 0:18

    Parabens pelo blog gosto de coisas uteis!
    Se tdos soubessem a importancia da natureza nosso mundo nao estaria assim!
    abrass a te +

    Responder

  12. parabens pelo blog e pelo post. Natureza é show!

    http://analisefc.blogspot.com/

    Responder

  13. […] A importância da NATUREZA! março, 2010 12 comentários 5 […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: